Arquivo da categoria: Enem

Como escrever uma boa redação

Com o avanço das tecnologias e o aumento de pessoas que passam horas em redes sociais, é cada vez mais comum a troca de palavras formais da língua portuguesa por abreviaturas da internet.

Todavia, isso leva o estudante a se acostumar a escrever errado e, em alguns casos, ele até se esquece da maneira correta de escrever. Sendo assim, vamos abordar nesse artigo algumas dicas infalíveis para quem pretende aprimorar o conhecimento e escrever bem.

O primeiro passo é evitar o máximo a utilização de abreviaturas no texto. Em seguida, um fator muito utilizado por algumas pessoas é a linguagem rebuscada como forma de demonstrar conhecimento. Todavia, isso não é um fator positivo na hora de o examinador corrigir a redação, pois ele opta por uma linguagem clara e objetiva, uma vez que levará menos tempo para correção e será de fácil entendimento. Essa prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

Em seguida, tem-se o esquecimento das iniciais maiúsculas em início de frases. Ainda que isso seja uma diferença mínima, o examinador certamente tirará pontos do candidato. O uso de parênteses é desnecessário nas redações e pode ser deixado de lado, salvo se for um caso de extrema necessidade.

Cabe lembrar, ainda, o uso de estrangeirismos que estão cada vez mais comuns na modernidade, porém, não soam bem em uma prova de língua portuguesa. Por isso, é melhor optar por não usá-los.

No caso dos estudantes que acabam de sair do ensino médio e vão ingressar em uma universidade, é muito comum o uso de gírias. Todavia, isso é um erro grosseiro e que pode reprovar o candidato se ele utilizar esse tipo de vocábulo.

Nesse caso, é importante lembrar que palavras de baixo calão também são proibidas. O uso de palavras repetidas no texto demonstra falta de bagagem para escrever e desqualifica o texto. Assim, é muito importante investir na leitura de bons livros, jornais e revistas. 

Por Luciana Viturino

Assuntos sobre a Copa do Mundo podem cair no ENEM 2014

Uma Copa do Mundo mexe com as estruturas de um país, não apenas no que diz respeito ao esporte. O maior evento esportivo de todos os tempos interfere de maneira positiva nos setores econômicos, políticos, administrativos, culturais e em vários setores de uma nação. E por aqui não será diferente.

O espetáculo se encerrou, mas seus resquícios trarão resultados por um bom tempo. Considerada a melhor Copa do Mundo de todas realizadas até agora, o Brasil foi um dos anfitriões mais bem vistos pelos turistas que aqui passaram e reuniu uma gama de gente de todos os tipos. Idiomas variados, etnias multicoloridas e pessoas reunidas em um único propósito: de se divertir.

Para quem se prepara para os vestibulares, e principalmente o ENEM, uma das provas mais concorridas no país, a dica fica por conta do tema Copa do Mundo. A educação também é um dos campos mais férteis para elaborações de perguntas que caem nestes tipos de provas. E se engana quem acredita que apenas questões remetidas ao futebol serão aplicadas. Em um evento onde diversos países participaram, fica a lição de culturas diferentes, episódios históricos envolvendo algumas delas, guerra, turismo, arquitetura entre outros tópicos.

Portanto, vale a pena ficar atento a esses temas e pegar firme nos livros. Confira abaixo alguns pontos que, segundo o site G1, podem circular como principais tópicos de provas como a do ENEM.

O que pode cair em questões de prova:

1)      Diferença do Clima;

2)      Bactérias e vírus importados;

3)      Ditaduras e outros episódios históricos;

4)      Duelos e Guerras;

5)      Copa das Copas;

6)      Construções Urbanas;

7)      Turismo;

8)      Fuso Horário;

9)      Patriotismo;

10)    Ascensão da América.

Um pouco sobre o ENEM:

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova aplicada pelo Ministério da Educação que avalia a habilidade de estudantes de topo o país no domínio de disciplinas como: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Português, Literatura, Matemática entre outros. O resultado da prova é a porta de entrada de jovens que querem entrar em uma faculdade e não tem como financiar seus estudos. O Enem possibilita o ingresso de estudantes em Universidades que oferecem descontos de 50% e até mesmo integrais.

Este ano a prova será aplicada nos dias 8 e 9 de novembro. Fique atento.

Por Juliana Alves de Souza